sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
DICA PARA AS FÉRIAS...
Aproveite para ler durante as férias...
Chegou o período de férias e o que fazer? Que tal viajar, fazer uma viagem diferente das outras, viajar por mundos e dimensões desconhecidas? É isso que acontece quando lemos, saímos em uma surpreendente viagem cheia de aventuras onde exploramos outros universos.
A melhor época para ler é durante as férias, pois temos mais tempo e menos preocupações.
Um livro pode nos apresentar diferentes contextos de mundo e de vida, pode nos levar a diferentes aventuras em terra de monstros, de seres estranhos e de magia. Existem livros que provocam diferentes sensações, há livros que nos fazem rir, chorar e até mesmo voltar ao tempo em que éramos crianças e acreditávamos em contos de fadas. Os prazeres proporcionados por um bom livro geram sentimentos e expectativas diferentes ao leitor, pois esse conhece coisas e situações diferentes das corriqueiras, mostra-lhe como reagir perante as dificuldades, como mudar seu futuro, entre outros.
Muitas pessoas quando entram de férias querem viajar e esquecer os problemas, para isso nada melhor que um livro, pois ele proporciona esses dois desejos. A leitura enriquecesse nosso vocabulário, amplia nossos conhecimentos, muda nossa forma de encarar os desafios, o jeito de resolver determinados problemas, etc. Grande parte das respostas para as dúvidas do homem se encontra nos livros.
Há pessoas que gostam de livros literários, de livros científicos e outras de leitura religiosa, como a Bíblia, cada leitor tem um gosto e para cada gosto existe um livro. Atualmente muitos órgãos incentivam a leitura durante as férias, uma dessas formas de incentivo é a de abrir as bibliotecas durante o período de férias disponibilizando materiais atrativos e atuais, títulos que agradam a crianças, jovens e adultos. Uma das melhores formas de melhorar o conhecimento e o futuro do planeta é dedicar-se à leitura, pois os livros são uma rica fonte de conhecimentos.
sábado, 20 de dezembro de 2008
FELIZ NATAL E ÓTIMO 2009!
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
2008... Foi tudo de bom!
Tivemos atividades de montão...
Foi ótimo contar com a participação de todos...
Um ano de muita leitura... de surpresas... de diversão... de concursos... premiações...
Enfim... um ano de alegria!!!
Em 2009 serão outras surpresas... recheadas de leitura e emoção. Aguardamos você!!!
22 de dezembro - Início do verão
" É VERÃO... BOM SINAL... JÁ É TEMPO... DE ABRIR O CORAÇÃO E SONHAR!"
(Roupa Nova)
22 de dezembro... início do verão...
Kit Harry Potter
No dia 02 de dezembro, no turno da manhã, a biblioteca sorteou a rifa do Kit do Harry Potter, contendo lápis de cor, borracha, apontador, lápis de escrever, canetas... todos os materiais do bruxinho mais famoso do mundo.
O número sorteado foi o 17 e o ganhador foi o aluno Marcos Antônio, da sala 15, do turno da manhã.
Parabéns ao sortudo!
Em 2009 faremos novos sorteios... participem... e boa sorte!
sábado, 29 de novembro de 2008
Ganhadores da Temporada do Amor
A Temporada do Amor foi um sucesso... recebemos mais de duzentas frases... e foi difícil escolher as melhores, já que tivemos muitos participantes. A Biblioteca agradece a todos os alunos que fizeram lindas frases e entregaram seus corações nesta gincana do amor!
Em 2009 aguardem que novas temporadas serão realizadas...
1º lugar - Laryssah Victória - sala: 05
2º lugar - Vanessa - sala: 10
3º lugar - Geize Kelly - sala: 09
4º lugar - Daiane Estefanie - sala: 18
5º lugar - Lorrane - sala: 13
6º lugar - Jordan - sala: 13
7º lugar - Jussara - sala: 08
8º lugar - Rayane - sala: 01
Parabéns!
Novembro passou rapidinho...
domingo, 19 de outubro de 2008
TEMPORADA DO AMOR
A Temporada do Amor continua a todo vapor na Biblioteca!
Estamos recebendo vários corações com lindas frases...
Corra e participe...
Você tem até o dia 15 de novembro para pegar seu coração e responder a frase:
"O QUE É O AMOR PARA VOCÊ"
As frases mais bonitas serão premiadas...
Boa sorte!
sábado, 18 de outubro de 2008
31 de outubro - Dia das Bruxas
Halloween - Dia das Bruxas
O halloween que no Brasil é chamado de Dia das Bruxas é celebrado também no dia 31 de outubro antecedendo o dia dos finados. Acredita-se que na passagem da noite, as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando aqueles que se depara com eles. No Brasil, o dia das bruxas se infiltrou em nossa crença de forma tímida já que não se encaixa muito nas festividades que existem no país que sempre celebra a vida.
15 de outubro - Dia do Professor
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
(Cora Coralina)
Dia do Professor
15 de outubro é o dia daquele que, além de ensinar a ler e escrever, transmite conhecimentos e é um exemplo para crianças e jovens. O professor é um personagem essencial na formação humana e por isso, há muito que agradecê-lo.
A data para homenagear o professor não foi escolhida ao acaso. Neste mesmo dia, em 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Mas foi em 1963 que a data foi lembrada e decretou-se o Dia do Professor.
12 de outubro - Dia das Crianças
"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes".
Oscar Wilde
Dia das Crianças
O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
O AMOR É QUÍMICA PURA...
Você já ouviu esta frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?
O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado?
Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando?
terça-feira, 30 de setembro de 2008
O AMOR...
O amor não é somente entre homem e mulher... mas há o amor de Deus, da família, dos amigos, dos pais, dos irmãos, da humanidade, da natureza, dos animais , à música, à literatura...
Respeito, generosidade, gratidão, companheirismo, dedicação... também são algumas formas de manifestar o amor!
Confira na nossa biblioteca, vários títulos sobre o amor e suas diversas manifestações!
TEMPORADA DO AMOR
O QUE É O AMOR PARA VOCÊ?
A MELHOR FRASE GANHA UM PRÊMIO.
PEGUE O SEU CORAÇÃO NA BIBLIOTECA...
E BOA SORTE!
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Ganhadores da Temporada Mitos e Lendas
Confira os nomes dos ganhadores da Temporada Mitos e Lendas
Primeiro lugar - Christian Oliveira sala: 02
Segundo lugar - Matheus Ramos sala: 04
Terceiro lugar - Samuel de Freitas sala: 08
Quarto lugar - Aldair Felipe sala: 16
TURNO: TARDE
Primeiro lugar - Carolina Fidélis sala: 14
Segundo lugar - KetlenAna sala: 14
Terceiro lugar - Gabryela Rodrigues sala: 14
Quarto lugar - Victor sala: 14
Agradecemos a todos os alunos que participaram...
A primeira gincana da Biblioteca foi um sucesso!
Aproveite para participar da próxima temporada...
E BOA SORTE!
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
23 de setembro - Início da Primavera
"Flores ao vento, na cortina da janela, cores da primavera."
A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir.
No Brasil, a chegada da primavera ocasiona uma mudança no regime de chuvas e temperaturas. Na maioria das regiões começam a aparecer as primeiras pancadas de chuva pelo final da tarde, resultado do aumento de calor e umidade característico da primavera. No entanto, na região Sul ocorrem poucas alterações em relação à quantidade de chuvas; no Nordeste permanece a seca.
Em virtude da forte radiação solar, as temperaturas aumentam consideravelmente na região Centro-Sul, entretanto, incursões de massas de ar frio também podem ocorrer.
Dia da Árvore
A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela embeleza e refresca o meio ambiente, proporcionando sombra para descanso, barreiras contra o vento, mantém a umidade do ar, diminui a poluição e oferece ainda frutos e um tapete de flores para passarmos. Além dos frutos, as árvores oferecem a madeira, as flores e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e outros.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná.
Você pode valorizar o verde ainda existente no planeta, quando planta, cuida, protege e defende as árvores.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Feliz Aniversário E.M.M.K.!
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Semana Tempora Mitos e Lendas - Folclore
O LOBISOMEM
A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse último filho será um Lobisomem.
Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite, se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.
Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.
Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação de lobisomem, é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Semana Temporada Mitos e Lendas - Folclore
A MULA-SEM-CABEÇA
A mula-sem-cabeça é uma lenda do folclore brasileiro, a sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo Brasil.
A mula é literalmente uma mula sem cabeça e que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça, possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.
Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica.
Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro, desta forma as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça.
Segundo a lenda, o encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.
Semana Temporada Mitos e Lendas - Folclore
A Iara é uma lenda do folclore brasileiro. Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.
A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a vêem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem que ela desejar se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.
Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
Os irmãos de Iara tinham muita inveja, resolveram matá-la à noite enquanto dormia. Iara que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.
Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.
Semana Temporada Mitos e Lendas - Folclore
O SACI-PERERÊ
O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.
O Saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
Inicialmente, o Saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.
Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo e ganhou da mitologia européia, um gorrinho vermelho.
A principal característica do Saci é a travessura, muito brincalhão ele se diverte com os animais e com as pessoas, muito moleque ele acaba causando transtornos como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.
Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.
Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.
Diz também a lenda, que os Sacis nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos e após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Semana Temporada Mitos e Lendas - Folclore
O CURUPIRA OU CAIPORA
É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
É um anão de Cabelos Vermelhos com Pelo e Dentes verdes. Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte.
Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os Índios Guaranis ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.
Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560, dizia: "Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante".
Os índios, para lhe agradar, deixavam nas clareiras, penas, esteiras e cobertores. De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um Rolo de Fumo para agradá-lo, caso o encontre.
Nomes comuns: Caipora, Curupira, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora, Anhanga, etc.
Origem Provável: É oriundo da Mitologia Tupi, e os primeiros relatos são da Região Sudeste, datando da época do descobrimento, depois tornou-se comum
Também, dizem que ele tem o poder de ressuscitar animais mortos e que ele é o pai do moleque Saci Pererê.
Há uma versão que diz que o Caipora, como castigo, transforma os filhos e mulher do caçador mau, em caça, para que este os mate sem saber.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
22 de agosto - Dia do Folclore
Folclore são as manifestações culturais de um grupo social praticadas há várias gerações. Tudo que aparece sem que ninguém saiba sua origem é considerado folclore, ou seja, é a cultura popular, e cada povo tem a sua.
O folclore abrange mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Abrange também festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções.
Apesar de nada no folclore ter autor, já que é contado pelo povo, este satisfaz as necessidades da comunidade e tem aceitação coletiva. Por meio do folclore o homem expressa suas fantasias, seus medos e desejos.
No Brasil o folclore é bastante rico, pois existe a mistura do folclore do índio, do português e do africano. As lendas mais conhecidas do folclore brasileiro são: curupira, mula-sem-cabeça, iara, boto, saci-pererê.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
11 de agosto: Dia do Estudante
O dia do Estudante é comemorado no dia 11 de Agosto. No mesmo dia, no ano de 1827, D. Pedro I criou no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
"Ser Estudante... Tarefa difícil, mas não impossível, tarefa que exige muita batalha , muito esforço, tarefa que deve ser feita com o coração!
Parabéns, feliz dia do estudante!"